quinta-feira, fevereiro 15, 2018

MOTIVAÇÃO OU FRUSTRAÇÃO



Há quem defenda a cultura do mérito profissional, o que parece ser absolutamente racional e desejável aos olhos dos bem-intencionados.

A vida laboral nem sempre é racional, e a sociedade não é perfeita, longe disso. As chefias nem sempre são escolhidas pelo seu mérito, e as escolhas feitas ao mais alto nível têm sempre consequências a todos os níveis, até ao mais baixo.

Na função pública existem as escolhas baseadas na confiança política, quantas vezes desconhecedoras da realidade no terreno, e estas por sua vez rodeiam-se por amigos e outras escolhas entre quem não ponha em causa a sua direcção.

As classificações de serviço são uma absoluta mentira, porque as melhores classificações são para os amigos e para os incompetentes úteis às chefias, o que sob o pretexto das quotas impostas superiormente permite que os mais competentes fiquem de fora das melhores avaliações.

O sigilo sobre as classificações de serviço nem sempre consegue impedir que se saiba que uns quantos incompetentes recebem sistematicamente as melhores avaliações, e que os mais competentes e capazes se quedam por classificações médias que profissionalmente os prejudicam, também salarialmente, e ainda em possíveis futuros concursos e promoções.

Quem é que se sente motivado nos serviços públicos e quem se sente frustrado? Talvez seja fácil responder a esta questão, basta ver quem abarbata sempre as melhores classificações e proceder a uma avaliação independente e exterior ao serviço.



1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Classificações fajutas?
Abraço