terça-feira, maio 16, 2017

REGRESSO AO PASSADO?

Começo por declarar que não sou católico, não sou do Benfica e não um apreciador ferrenho do fado, ainda que goste do de Coimbra. No manifesto de interesses também devo declarar-me não nacionalista, embora orgulhoso de ser português.

Quando no mesmo dia vejo as atenções dos média saltar da visita a Fátima do Papa, para a victória do Benfica à tarde, e depois dar uma guinada; à noite, para o Festival da Eurovisão, fico apreensivo, porque as multidões saltam também de um acontecimento para outro, parecendo que não houve ninguém que ficasse alheio a, pelo menos um dos acontecimentos do dia.

Os três FFF do Estado Novo eram o Futebol, o Fado e Fátima, pela ordem que desse mais jeito a cada um. O povo revia-se em pelo menos uma das manifestações, bastava portanto dar o devido relevo a todas para manter o povo “anestesiado” relativamente às realidades da vida que a grande maioria dos portugueses tinha, com baixos salários, sem direitos e sem a oportunidade de manifestar a sua vontade livremente, escolhendo outros que não os candidatos impostos pelo regime.

Hoje é tudo mais subtil, mas os direitos estão ainda condicionados pela economia, os salários continuam a ser muito baixos relativamente ao espaço onde competimos, e politicamente até as escolhas estão cada vez mais condicionadas, porque temos que obedecer aos credores.


As televisões e as rádios, começando pelas que são do sector público, deram relevo aos três FFF no passado sábado, mas espero que haja sempre quem resista, alguém que pense pela sua cabeça, e alguém pretenda um Portugal melhor, para si e para os seus filhos… 


Sem comentários: