quarta-feira, janeiro 25, 2017

ESPERANÇA NO FUTURO



Como acontece habitualmente hoje fui supermercado para abastecer a dispensa e o frigorífico para a semana, e como sempre lá fui direito às prateleiras habituais, à charcutaria, aos frescos e aos congelados, num ritual a que me habituei ao longo dos anos.

A parte mais dolorosa da ida às compras costuma ser a passagem pela caixa, porque é aí que nos apresentam a conta a pagar, mas hoje estava-me reservada uma surpresa. A menina da caixa era nova, e eu já por lá vi muitas caras, mas esta chamou-me a atenção.

Fui recebido por um largo sorriso e um cumprimento cordial, a menina até me perguntou como estava a correr a minha semana, tudo conforme as regras de um atendimento de excelência. Poucas vezes fui tão bem atendido, ou vi uma tão grande vontade de agradar ao cliente, ao mesmo tempo que desenvolvia a função com rapidez e eficiência.

Depois de pagar, afastei-me e senti uma profunda tristeza. Esta jovem e muitos outros como ela, começam a vida com a ilusão de alcançar um futuro melhor, pensando que tudo depende do modo como desempenham as suas funções. Ilusões que o tempo se encarrega de apagar, infelizmente…

Oxalá o futuro seja mesmo melhor e o esforço e profissionalismo passe a ser valorizado! 



3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Quem dera.
A imagem é linda.
Abraço

O Puma disse...

Pelo sonho é que vamos
mas de olhos abertos

Portuguesinha disse...


Tem toda a razão.
Já fui essa jovem, ainda sou assim.
Sei mas não consigo mudar, não está na minha natureza.

Por outro lado existe uma outra explicação para esse resultado.
Eu defendo que um funcionário novo executa as suas funções com muito mais empenho e muito mais pelas «regras» que funcionarios antigos, habituados e acostumados. Sei que há clientes que torcem o nariz quando reparam que estão a ser atendidos por alguém pouco experiente, alguns até falam mal e exigem alguém que actue com aparente mais sobriedade. MAS por vezes - não tão poucas assim, a pessoa inexperiente e verde acaba por fazer um atendimento mais sincero, mais profissional e o calejado só sabe representar simpatia, mas não se interessa pela pessoa e no caso de existir a possibilidade de impingir produtos que este não precisa, fa-lo sem remorsos e se puder omitir uma forma mais barata de se adquirir algo, também o faz. O inexperiente, por vezes, tem tudo isto na cabeça e tenta que nada falhe...