quarta-feira, novembro 30, 2016

OS VISITANTES DIFÍCEIS...



A vida dos funcionários de vigilância dos museus é tudo menos fácil, e eis que me proponho a divulgar duas conversas bem elucidativas.

Entram dois casais com um ar distinto, usando aquele palavreado típico que irrita um santo, e depois de debitarem uma série de banalidades, eis que uma das senhoras se dirige a uma peça de porcelana, que até estava em zona de protecção das baias daquela sala, e pega nela virando-a ao contrário. A vigilante da sala dirige-se à senhora:

- Desculpe minha senhora, mas nas peças expostas não se pode tocar.
A resposta da senhora, olhando por cima dos óculos, veio de imediato.

- Eu sei, estava apenas a ver se tinha alguma marca de fábrica.

Outra que por acaso presenciei, foi a do senhor que atravessou o perímetro das baias de protecção de um coche e se preparava para subir para o seu interior, com o filho ao colo, no que foi impedido pelo funcionário, que se lhe dirigiu dizendo:

- O senhor não pode estar nessa zona, nem tão pouco tocar na viatura.

O senhor irritadíssimo, retorquiu:

- Não posso porquê? Onde é que isso está escrito? Isto também é meu, e quem é você para me proibir, e o que é que vai fazer?

Nem toda a gente tem estes comportamentos, mas mesmo assim estas situações são comuns nos nossos museus, infelizmente.



2 comentários:

Anónimo disse...

Uma campanha de sensibilização vinha a propósito, a pretexto das entradas grátis aos domingos e feriados pela manhã.
Bjo da Sílvia

Elvira Carvalho disse...

A semana passada na Gulbenkian um cavalheiro estava a acariciar a perna da estátua da Diana, a Deusa da Caça. O segurança foi dizer-lhe que não o podia fazer, e o homem respondeu que apenas queria sentir se o material era mármore, que não roubava nenhum bocado à estátua etc e tal. E percorreu a sala a seguir sempre a clamar contra o segurança. Eu vi. Estava lá
Um abraço