segunda-feira, outubro 24, 2016

EQUÍVOCOS MUITO COMUNS

Um dos erros mais comuns, cometido por guias turísticos e não só, é o de classificarem as salas de palácios com séculos de História, apenas pelo mobiliário lá existente, ou porque essa é a versão mais conhecida para descrever o espaço.

É sabido que com o passar do tempo, e com a ocupação ocasional por parte do diferentes reis, a utilização foi mudando, e o que aconteceu quando se decoraram os palácios para os adequar à visitação, houve que fazer opções, e essas são apenas da responsabilidade de quem o fez, e essas opções vão mudando conforme a vontade dos responsáveis dos palácios, o que pode resultar em muitas confusões e muitas questões, por vezes até muito pertinentes.

Nas fotos abaixo estão apenas dois exemplos. o primeiro do Palácio Nacional de Sintra, e o segundo do Palácio Nacional de Mafra, mas existem mais exemplos. 
Sala de Jantar Real 1936
1
Quarto de D. Sebastião (actualidade)

S. Jantar Mafra (finais do séc.XX)


Sala da Caça 2016

Sala de Jantar 2016

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Tem muita razão. Mas quando os guias informam que se trata de uma réplica, mais ou menos actual, eu pensava que elas seriam a cópia exacta do original.
Abraço e boa semana.

Anónimo disse...

Por vezes nem o mobiliário é da época. A decoração pode às vezes indicar como foi utilizada a sala numa determinada época, mas as coisas e as pessoas mudam com o tempo, e a utilização das salas também.

Palaciano