domingo, outubro 02, 2016

A ESPERTEZA SALOIA NA POLÍTICA

Fala-se muito de Donald Trump, um candidato bronco à presidência dos EUA, porque não acerta uma em política interna, e na externa. Os contornos xenófobos no que respeita aos estrangeiros e o belicismo nas relações externas, mostram claramente a falta de preparação do candidato, ao lugar a que se candidata num país que tem um poder militar e económico que não se pode negligenciar.

O que Trump acha que é ser um sinal de esperteza, é fugir aos impostos contornando as leis, ainda que usando argumentos legais, mas pouco éticos. Nos EUA isso é considerado por muitos uma proeza, mas por cá acontece exactamente o mesmo, porque fugir aos impostos é uma glória que se exibe orgulhosamente em conversas de café, ainda que não se queira admitir publicamente.

Portugal tem muita esperteza saloia, não só na fuga de impostos, que é generalizada no sector privado, mas também na exploração descarada do factor trabalho, como se pode ver pelas recentes declarações do presidente da CIP, que demonstram que o aumento do salário mínimo não é problema, o problema do patronato é a revisão das leis laborais, que lhes permitem actualmente explorar “legalmente” quem trabalha.


O país necessita de políticas e de políticos inteligentes, não de políticos e de gente “esperta”, porque esses não nos levam a lado nenhum.  Será que você é um Trump português?


Sem comentários: