quarta-feira, setembro 07, 2016

A FILTRAGEM DAS NOTÍCIAS

As poderosas agências de rating emitem regularmente avisos sobre a economia e as finanças dos países e a comunicação social dá eco ao que bem entende, muitas vezes deixando de parte muita coisa relevante, pelo menos no entender das tais agências.

A imprensa nacional e uma boa parte dos comentadores económicos e políticos, têm alinhado o discurso com o que diz a oposição nacional, o BCE e o FMI. É fácil e dá audiência e leitores fomentar a divisão entre o sector privado e o público, até porque a inveja é muito mais fácil do que a reivindicação, e essa não pode ser fomentada por quem defende valores tão baixos.

Só por acaso, creio que nem deram por isso, foram mais os que se esqueceram de mencionar que a Fitch disse que “o maior risco para as metas orçamentais portuguesas é a fragilidade do sector financeiro”, e que mesmo neste particular não se referiu unicamente à CGD, mas sim ao conjunto das instituições financeiras.


É uma pena que tenhamos uma imprensa tão pouco isenta, uns comentadores tão envolvidos em interesses económicos e tantos portugueses dados à inveja, e com pouca coragem para lutar pelos seus direitos. É pena… 


3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Se é...
Abraço

José Rui B. Lopes disse...

É bem verdade o que diz. Chamou-lhe "filtragem" das notícias mas, parafraseando um conhecido Director de Informação quando respondia à Comissão de Inquérito Parlamentar, utilizou a expressão "PROCESSO DE ENQUADRAMENTO PRÉVIO" da notícia (antes da sua transmissão), o que só comprova o seu texto.

O Puma disse...

O meu caro
só escreve e bem
verdades prováveis
Abraço