sexta-feira, agosto 12, 2016

FALTA DE QUALIDADE DO EMPREGO

As notícias sobre o emprego em Portugal são tudo menos controversas, porque se por um lado existem menos desempregados registados, também existe menos emprego, e cresce cada vez mais o emprego temporário, o que não é um bom sinal sobre o estado das empresas e da economia.

Os dados das exportações mostram um decréscimo muito significativo, que as importações em baixa apenas confirmam, e só o turismo está em alta, estando a ser o abono de família nos últimos anos para diversos governos.

Os sinais vermelhos estão por todo o lado, não só por causa do fraco crescimento europeu e pelas crises que Brasil e Angola atravessam, que são os maiores destinos das nossas exportações, mas também porque temos cada vez mais jovens que não estando a estudar, também não estão a trabalhar, o que é muito mau sinal, se isto for conjugado com a emigração em massa de jovens bem qualificados.

Existem factores a ter em conta, se queremos melhorar em todos os vectores, desde logo rejuvenescer os quadros das empresas e do Estado, invertendo a tendência actual imposta lá de fora, apoiar todas as vertentes que contribuem para o Turismo, apostando na qualidade e na especificidade nacional, evitando a massificação, uma oferta pouco diferenciada, e sobretudo valorizando o emprego, que neste sector é maioritariamente sazonal e mal remunerado.


É preciso apostar mais no aumento da qualidade da oferta, porque não será no preço e na quantidade que iremos conquistar mais mercado. 

Biblioteca by Palaciano (telemóvel)

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Verdadeiramente preocupante.
Um abraço e bom fim de semana