quinta-feira, junho 09, 2016

PATRIMÓNIO E PARCERIAS

Foi anunciada com pompa e circunstância a concessão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, à empresa Visabeira, que ali vai explorar um hotel de charme por um período de 50 anos.

A empresa concessionária vai transformar sem grandes alterações o antigo asilo que ali funcionou até à cerca de 15 anos atrás, num projecto anunciado de 15 milhões euros, dando origem a cerca de 90 quartos, spa, ginásio e outros espaços para eventos.

Nada tenho contra a utilização de espaços menos nobres anexos a monumentos classificados, para esta actividade, ou contra a exploração por privados desses mesmos espaços, desde que mantendo as características relevantes do monumento, e sendo responsáveis pela sua manutenção.


O que me deixa admirado, e igualmente preocupado, é que a concessão por 50 anos dum hotel de charme, relativamente barato, convenhamos, tenha um custo de apenas 5 mil euros/ano, o que é uma verdadeira pechincha, porque nem uma simples pastelaria naquela zona conseguiria tal renda mensal para um espaço de 100 metros quadrados. Cinco mil euros correspondem a pouco mais ou menos um dia de bilheteira do mosteiro em época alta.


1 comentário:

Anónimo disse...

O Estado faz maus negócios e os privados nunca têm dinheiro para promover a Cultura. Há negócios e há a usura, e aqui neste negócio estamos falados...
Bjo da Sílvia