terça-feira, junho 28, 2016

EUROPA - A GRANDE CONSUSÃO

Este Verão promete ser muito quente no velho continente, e as incertezas são neste momento mais do que as certezas, se é que alguém tem certezas sobre o futuro próximo.

O Brexit conseguiu dividir os britânicos, fez renascer os sentimentos nacionalista não só nas ilhas, mas também noutros países parceiros na União Europeia.

A Espanha debate-se com uma crise política que pode, ou não, ter alguma solução governativa para a governança nos próximos anos. Com a vitória do Brexit e com a possibilidade de sansões por parte de Bruxelas (tal como Portugal), verá certamente recrudescer o problema dos nacionalismos, da Catalunha e das outras regiões, que continuam latentes.

Na Itália, que quer fazer parte do núcleo forte da União, existe o problema do financiamento dos bancos, que afinal não estavam tão sólidos como se dizia ainda há pouco tempo.


Podia falar-se também de Portugal e da Grécia, mas são os grandes países que fazem soar as sirenes de alarme, porque um grande abanão pode ser o fim do euro e de uma união imperfeita, em que os grandes cresciam e os pequenos viam os seus problemas cada vez maiores. 


3 comentários:

Anónimo disse...

Esta é a união mais desunida que conheço
Lol

AnarKa

LopesCaBlog disse...

Pois desunião :(
Blog LopesCa | Facebook

O Puma disse...

Não seremos os últimos a sair