domingo, maio 22, 2016

A COZINHA DO PALÁCIO DE SINTRA

É sempre com satisfação  que recebo a notícia de beneficiações no Património edificado, especialmente em monumentos com os quais tive algum tipo de relação.

A consolidação dos azulejos da Cozinha do Palácio Nacional de Sintra e a pintura do interior das chaminés, foi algo que me agradou muito, até porque já era necessária há algum tempo.

Questionado por um amigo sobre esta Cozinha monumental, que ele visitou recentemente, com direito a uma visita guiada, surgiu a questão inevitável: no tempo da rainha Maria Pia, quando ela aqui permanecia, o que é que era usado?

Pois bem, nessa altura existia um fogão ao centro onde eram confeccionadas as refeições, pois não eram necessários muitos mais equipamentos para tão poucas pessoas, ainda que as refeições dos criados fossem confeccionados noutros locais, até porque existiam aposentos para eles dentro do Paço. Nos tempos em que o D. Luís e a rainha cá passaram temporadas, as refeições eram confeccionadas num espaço não visitável, e o actual espaço conhecido com o nome de Quarto de D. Sebastião, era a sala de jantar do casal real.

Nem sempre as coisas foram assim, e alturas houve em que os comensais seriam muitos e as necessidades eram também maiores, e a Cozinha tinha algumas dependências, exteriores mas igualmente cobertas, quase todas deitadas abaixo após a queda da monarquia, que estão assinaladas numa das imagens abaixo.

Imagem depois do restauro

Traseiras do palácio in Paço de Sintra 

Imagem de 2008

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que reconheço o autor do texto, Zé? Um grande abraço para ele...
Bjo da Sílvia

Anónimo disse...

Quem sabe, sabe!
Lol

AnarKa