quinta-feira, abril 28, 2016

O MUNDO DA ARTE

O mundo dos objectos de arte movimenta muito dinheiro, não só pelo valor das obras que se transaccionam, mas também pelo valor do trabalho de conservação e restauro, já para não falar de aspectos ligados à segurança, transporte e exposição desses verdadeiros tesouros.

Apesar de ser um amante das artes, e um apreciador da sua beleza, e de conhecer razoavelmente museus, galerias um pouco por toda a Europa, não sou um especialista, nem nada que se pareça com isso, quando muito serei um entusiasta.

Como aconteceu decerto com muita gente, também eu fiquei interessado na notícia da descoberta de uma possível obra de Caravaggio, Judith e Holopherne, que foi anunciada com pompa e circunstância Pelo especialista em História da Arte, Eric Turquin.

Claro que houve logo quem dissesse que era de facto uma obra de Caravaggio, e também outros que colocaram algumas dúvidas, apesar da qualidade do quadro em questão. Como curioso nestas coisas fui lendo aqui e ali, e também eu fiquei com algumas dúvidas, quando comparei esta pintura com outra de Louis Finson existente em Nápoles, pertencente à Colecção Intesa Sanpaolo. As semelhanças são imensas, e recorde-se que Finson é autor de diversas cópias de obras de Caravaggio.


Agora é hora de dar a palavra aos especialistas, depois veremos o que é que eles decidem…

Este é o quadro atribuído a Caravaggio

Este é o quadro de Louis Finson

2 comentários:

São disse...

Sou leiga, mas agrada-me muito mais a todos os níveis o que é atribuído a Caravaggio

Bom Dia da Dança

Anónimo disse...

Talvez sejam mais as dúvidas que as certezas, e eu pude também consultar algumas fonte como ESTA http://www.codart.nl/exhibitions/details/2950/ e é legítima a dúvida. Claro que o quadro atribuído a Caravaggio está mais "luminoso", ou "brilhante", o que é natural pois acabou de ser restaurado.
Cumprimentos
Rato de Biblioteca