quinta-feira, dezembro 17, 2015

A VIDA VAI ENCARECER



Precisamente na altura em que vemos o patronato preocupado com o aumento do salário mínimo, a direita a barafustar porque os rendimentos do trabalho podem sofrer um pequeno aumento por causa do alívio nos cortes dos últimos anos, a reserva federal dos EUA sobe os juros pela primeira vez em quase dez anos.

Estas coisas todas parecem estar desligadas umas das outras, mas não é tanto assim. O aumento dos juros aprovado pela Fed, vai fazer com que a inflação suba obrigatoriamente, e o efeito da subida do dólar relativamente ao euro vai tornar as nossas exportações mais atractivas, existindo do lado negativo o aumento do preço da energia e dos combustíveis.

O aumento do custo do dinheiro vai subir os encargos dos empréstimos, o aumento da inflação na zona euro, e a perda dos benefícios resultantes do alívio dos cortes, que a curto prazo (talvez menos de um ano), serão simplesmente anulados.

O turismo e as exportações serão os sustentáculos da nossa economia e do emprego, e a inovação pode dar uma importante ajuda se, e só se houver investimento nessa área. O consumo interno terá algum aumento durante pouco tempo, e irá contrair para o final de 2016.

A Europa terá de se reinventar, voltando a focar-se mais no bem-estar dos cidadãos, e menos na economia, deixando de lado a crescente deslocalização e aumentando o emprego em novas áreas, como o ambiente, o mar e a investigação.


FOTOGRAFIA

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Não se adivinham tempos fáceis.
Um abraço

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

Bem ....... chegou o dia do estouro financeiro !!!
Em 2011, o passivo do banco era de 14 mil e 888 milhões de euros.
Hoje dezembro de 2015, de quanto é o passivo que vamos juntar á nossa divida externa de 230 mil milhões de euros ?????????

Aposto que a dívida do Banif, já ultrapassa os 20 mil milhões de euros !!!!!

Vou aqui reproduzir uns interessantes comentários anónimos que fizeram desde 6 de janeiro de 2013, até junho de 2015, leiam porque é muito interessante.

O estouro do Banif Brasil ninguem fala !!!!!

Quero ver quantos mil milhões vai custar, a nós contribuintes portugueses ???

http://ramirolopesandrade.blogspot.pt/2015/12/passivo-do-banif-14-mil-888-milhoes-de.html