domingo, outubro 11, 2015

PORTUGAL NÃO É A ISLÂNDIA

Enquanto Passos Coelho e Paulo Portas vão repetindo que Portugal não é a Grécia, sempre que a austeridade extrema vem à baila, eu pergunto-me porque é que não nos comparam com a Islândia, que afinal também recorreu à ajuda do FMI, mas que não aceitou todas as regras que lhe pretendiam impor.

Para começo de conversa a Islândia já pagou o que devia ao FMI e disse-lhes adeus. Curiosamente os islandeses deixaram cair alguns bancos e os detentores da dívida dos bancos ficaram com esses encargos, poupando-se assim a população. Outra curiosidade foi a condenação de vários ex-banqueiros.

A Islândia teve outra margem de negociação e maior capacidade para enfrentar a situação por não pertencer à União Europeia e à Zona Euro, pois assim não pagou a depositantes de outros países (Reino Unido e Holanda), e teve a faculdade de desvalorizar a moeda, recusando deste modo as medidas pesadas de austeridade que a UE pretendia impor.


O resultado está à vista, ajuda do FMI já paga, crescimento previsto de mais de 4% e recuperação do nível de vida dos cidadãos. A Islândia não estará acima das dificuldades, mas conseguiu resolver os problemas duma crise fortíssima em apenas seis anos, e Portugal lá vai penando, cada vez mais endividado e os portugueses cada vez mais pobres e sem esperança no futuro.


1 comentário:

Anónimo disse...

Catarina disse que o governo de direita tinha acabado e o Coelho endoideceu vejam


https://www.youtube.com/watch?v=MQ0YasvMcuQ