quinta-feira, setembro 03, 2015

CULTURA E MERCANTILISMO



A Cultura tem sido usada por diversos governos de todo o mundo como a flor na lapela de governantes vaidosos e pouco interessados com os bens culturais.
Muito à frente das preocupações culturais está, como sempre, o dinheiro, que afinal faz mexer as coisas.

O que se passa em Abu Dhabi, onde estão em construção museus com ligações a grandes museus europeus, que a troco de verbas chorudas permitem a utilização de nomes conhecidos, como o Louvre ou o Guggenheim, e também dão apoio com colecções e assistência técnica. O escândalo das más condições de trabalho na construção destes equipamentos não te suscitado a devida indignação dos meios culturais e muito menos dos políticos europeus que nem se pronunciam.

Não é mau que a Cultura possa gerar dinheiro, directa e indirectamente, mas é péssimo que a troco de dinheiro se “calem as consciências”.



2 comentários:

Anónimo disse...

Ferreira Leite ataca o governo

http://www.publico.pt/politica/noticia/manuela-ferreira-leite-apresenta-livro-de-socialista-as-portas-da-campanha-eleitoral-1706701?google_editors_picks=true

Anónimo disse...

Por cá também há muita exploração, até na Cultura, além dos falsos recibos verdes, das prepotências utilizando a mobilidade, e da entrega de equipamentos à exploração de empresas de direito privado. Consciência? Não há, Zé.
Lol

AnarKa