quinta-feira, junho 04, 2015

O EMPREGO E O ESTADO

Muitos governantes, diversos políticos e bastantes comentadores têm usado as suas tribunas para zurzir nos funcionários públicos, como se todos os males que afligem os portugueses.

Hoje apeteceu-me falar do Estado empregador, porque afinal os funcionários públicos dependem exclusivamente dos governos e das chefias por ele designadas.

Comecemos pela taxa contributiva para a Segurança Social que o Estado descurou durante anos a fio, embora venha agora questionar a CGA, sobre a qual é o único responsável pelas decisões que tomou sobre o sistema, que hoje está fechado.

Outro aspecto que poucas vezes vem a público é que apesar de se terem colocado na mobilidade alguns milhares de funcionários, que se dizia estarem a mais na função pública, a verdade é que existem 46 mil desempregados a trabalhar em serviços da administração pública, local e central, e mais alguns milhares de pessoas a recibos verdes a desempenhar funções em vários ministérios e na administração local.

Esta situação, de recurso a desempregados, já foi considerada pelo Provedor de Justiça como trabalho ilegal, e é incompreensível que o Estado mande os seus funcionários para a mobilidade e depois recorra a desempregados para fazer trabalho “socialmente necessário”, sem nada receberem para além duma bolsa no valor máximo de 80 euros.


Nem me vou debruçar sobre a quebra dos contratos e da confiança que ao longo dos últimos anos têm sido uma vergonha para um Estado que se diz de direito… 


3 comentários:

Anónimo disse...

Quem devia ir para o governo era a esquerda ,mas como tudo está a mudar em Portugal .....JESUS NO SPORTING E A ESQUERDA NO PODER !!!

Anónimo disse...

O Estado é torto, mau patrão e aldrabão. Talvez devesse substituir Estado por governantes, mas ia tudo dar no mesmo, afinal houve quem neles votasse...
Bjo da Sílvia

Anónimo disse...

EU NUNCA GOSTEI DE MISTURAR POLITICA COM FUTEBOL MAS É UMA REALIDADE ,OS DESPEDIMENTOS SÃO TAL E QUAL COMO FOI DESPEDIDO O TREINADOR DO SPORTING UMA MENTIRA DO PRESIDENTE E UM DESPEDIMENTO POR JUSTA CAUSA ....E É ASSIM EM PORTUGAL NAS EMPRESAS E AFINS POR ESSA RAZÃO É QUE HÁ MILHARES DE DESEMPREGADOS NO PAÍS AJUDADOS POR AS LEIS QUE ESTE GOVERNO IMPOS QUE FACILITAM OS DESPEDIMENTOS POR JUSTA CAUSA E SEM DIREITO AO FUNDO DE DESEMPREGO DIMINUINDO ASSIM A TAL LISTA DE DESEMPREGADOS QUE TANTO ESTE DESGOVERNO APREGOA POIS SE NÃO TEM DIREITO A FUNDO DE DESEMPREGO NÃO ESTÃO INSCRITOS E SÃO MILHARES POR AÍ ,E AINDA POR CIMA SEM DIREITA A QUALQUER INDEMINIZAÇÃO ,É ASSIM ESTE PAÍS GOVERNADO POR MERCENARIOS POLITICOS QUE AJUDAM OS EMPRESARIOS RICOS SEM OLHAR PARA QUEM QUER TRABALHAR E DESCONTAR LEGALMENTE OS IMPOSTOS !!!