segunda-feira, junho 01, 2015

AS PENSÕES A DANÇAR

Tem sido degradante assistir às discussões sobre a sustentabilidade das pensões dos portugueses, feita pelos partidos que têm partilhado o governo e os chamados “especialistas” na matéria, geralmente ligados a grandes empresas ou aos ditos partidos.

As soluções apontadas têm sido sempre a da diminuição dos montantes a pagar a quem se reforma, como se essa fosse a única possível. Outra conclusão dessas mentes brilhantes é que a descida da TSU, de patrões e empregados, poderia potenciar o emprego e consequentemente mais receitas para a Segurança Social.

Estas discussões estão pervertidas à partida, quando se sabe que o Estado descurou durante muitos anos a contribuição que lhe competia enquanto empregador, por decisão de vários governos que, não contentes com isso, usaram e abusaram de dinheiros da Segurança Social para outros propósitos, desbarataram fundos de pensões de várias empresas, deixando os encargos para a S. S., e atribuíram a políticos e não só, pensões em nada condizentes com as contribuições feitas para o sistema.


Será que estamos condenados a pagar para não ter beneficiar dessas contribuições? Não existirão outras formas de financiar as pensões, evitando assim a descida das mesmas?


4 comentários:

Anónimo disse...

Os senhores da política continuam a acumular pensões, pelo que sentem muito pouco os cortes que só atingem a plebe. É quase como falar da saúde, onde têm privilégios que poucos conhecem, ou nos subsídios de alimentação, de deslocação e outras prebendas que em nada são comparáveis ao que qualquer um de nós aufere.
Bjo da Sílvia

Elvira Carvalho disse...

Os sucessivos governos, não se têm preocupado com o povo do qual só se lembram quando querem ser eleitos. De resto eles têm sempre privilégios que nunca chegam ao comum mortal.
Um abraço e uma boa semana

Anónimo disse...

Como é que o povo deve estar satisfeito com este governo ,se tudo está a piorar ,a divida aumenta dia para dia ,o desemprego também ,há mais sem abrigo , crimes agora até com menores ,a policia não sabe como agir pois nota-se desorientação total ,já há muita fome e pobreza escondida ,e o governo a afins continuam a mentir como sempre ,a emigração de jovens e não só aumenta dia apos dia ,os ordenados nem dão para comer ,E APESAR DA ENORME AUSTERIDADE QUE ESTE GOVERNO NOS TEM IMPOSTO NADA MELHOROU ...SE HOUVER QUEM CONSIGA HONESTAMENTE PROVAR OU DAR MOTIVOS PARA VOTAR NESTE GOVERNO QUE SE EXPLIQUE .....POIS EU COMO MILHARES DE ELEITORES SEGUNDO REZAM AS REDES SOCIAIS NÃO TEMOS MOTIVOS ABSOLUTAMENTE NENHUNS PARA FAZE-LO SENTIMOS ENGANADOS E EXPLORADOS ,ASSIM ESTAMOS VOLTADOS PARA A ESQUERDA QUEREMOS MUDANÇA DEPOIS LOGO SE VERÁ !!!

maceta disse...

se os corrermos ao pontapé nas nalgas pode ser que a coisa mude.