segunda-feira, maio 25, 2015

EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO

De há muito tempo a esta parte, que me defronto com a a escolha entre a experiência e a formação académica, tendo que escolher demasiadas vezes entre uma e outra.

Desde muito cedo que defendo que a formação contínua é um factor indispensável, mas em Portugal é como remar contra a maré, porque existe uma sociedade demasiado elitista, para admitir que a experiência é indispensável para a evolução sem descontinuidade.

Conheço muita gente com formação académica, que quando enfrenta a realidade das empresas, ou dos serviços, não encontra soluções para aplicação a curto e médio prazo que possam ser úteis e adequadas, mas que prefere desprezar a experiência adquirida por quem já lá se encontra há muito tempo. O inverso é também verdade, e o resultado é mau para todos.


As empresas e os serviços necessitam de inovação constante, e isso só pode acontecer com a cooperação entre quem já está e quem chega, e pode proporcionar a inovação, mas se as duas partes se confrontarem tentando manter a supremacia, então o resultado será o desastre completo.    


1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente temos organizações onde o canudo significa competência e outras onde gente nova não tem lugar. Os políticos têm incentivado esta irredutibilidade.
Bjo da Sílvia