quarta-feira, abril 15, 2015

OS SUMÉRIOS



Talvez não saiba, mas quando vemos as horas e medimos ângulos ou falamos de coordenadas, estamos a usar o sistema sexagesimal, que foi criado pela antiga civilização Suméria.

Ao contrário do que acontece, por exemplo, quando falamos de moeda, onde utilizamos o sistema centesimal, no sistema sexagesimal temos um sistema de numeração de base 60.

Sabe-se que os antigos Sumério eram peritos no estudo do movimento dos astros, e consequentemente excelentes matemáticos.

A versatilidade do número 60 é bastante superior ao do 10, pois é divisível por 2 e 5, mas também por 3.

Os 12 símbolos do Zodíaco são também uma herança desta antiga civilização, que teve como cidade mais importante Babilónia, situada na região da Mesopotâmia, zona hoje de grande instabilidade política e social.



2 comentários:

Anónimo disse...

Por essa altura nós éramos uns bárbaros, hoje as coisas invertem-se, e é ver os descendentes dessa civilização espantosa a destruir o seu legado monumental...
Bjo da Sílvia

Anónimo disse...

Também nós tivemos a Inquisição, a escravatura e outras coisas que nos envergonham. Nada desculpa os actos bárbaros e a injustiça. Os altos e baixos das civilizações postos a nú deviam ser alvo de reflexão.
Lol

AnarKa