domingo, outubro 19, 2014

O TRATADO DE WINDSOR

A mais antiga aliança diplomática entre dois países, que ainda está em vigor, foi estabelecida entre Portugal e a Inglaterra em 1386, e veio renovar a Aliança Anglo-Portuguesa estabelecida em 1373.

Depois da Batalha de Aljubarrota D. João I foi reconhecido como rei de Portugal, pondo assim fim à crise de 1383-1385, e foi depois disso que D. João I  e Ricardo II de Inglaterra assinaram o Tratado de Windsor. O último acto de confirmação deste desta aliança terá sido o casamento do monarca português com D. Filipa de Lencastre em 1387.

Esta aliança entre os dois países foi depois sobressaltada em pelo menos 4 ocasiões: durante a dinastia dos Filipes, em 1640 quando nós solicitámos a ajuda inglesa para expulsar os espanhóis, no século XIX por ocasião do Ultimato por causa do caso do Mapa Cor-de-Rosa, por alturas da I Guerra Mundial e depois durante a II Guerra Mundial.


O que talvez seja menos conhecido é o facto do rei D. Carlos se ter deslocado a Inglaterra, a convite de Eduardo VII, com a intenção de apertar as relações de cordialidade entre as duas nações. A 16 de Novembro de 1904 é assinado um tratado de arbitragem que ficou conhecido por Segundo Tratado de Windsor, que pretendeu desanuviar a situação causada pelo Ultimato e também salvaguardar os interesses portugueses nos territórios africanos, ao mesmo tempo que renovava a aliança assinada na sequência da Guerra dos Boéres, em Outubro de 1899.

1

4 comentários:

Anónimo disse...

A História é testemunha de que os ingleses só nos fodem...

Anónimo disse...

FUGINDO AO TEMA ,MAS ESTE GOVERNO ESTÁ FARTO DE DIZER E APREGOAR QUE PORTUGAL ESTÁ PREPERADO PARA UMA EVENTUAL SURTO DE EBOLA ,AGORA VEJAM OUTRA MENTIRA VERGONHOSA DESTES IRRESPONSSAVEIS GOVERNANTES NEOLIBERAIS MENTIROSOS .......

http://www.noticiasaominuto.com/pais/292828/suspeito-de-ebola-ficou-duas-horas-isolado-em-sala-sem-cadeira



Elvira Carvalho disse...

A amizade dos ingleses com os portugueses só serve quando lhes convém a eles.
Um abraço e uma boa semana

Anónimo disse...

NEM OS INGLESES NOS LIVRAM DE PASSOS E AFINS


http://expresso.sapo.pt/impostos-todas-as-alteracoes-desde-que-passos-chegou-ao-poder=f894550