quinta-feira, setembro 04, 2014

A CULTURA DO MÉRITO



Em Portugal nunca se praticou a cultura do mérito, e tudo indica que ela nunca foi desejada nem pelo patronato nem pelas classes dirigentes, quer da política quer da parte económica.

De vez em quando fala-se da cultura do mérito quando se fala de salários, e a razão é evidente, tudo não passa de um estratagema para evitar aumentos salariais, nada mais.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que afirmo, basta explicar que sempre existiram prémios para os grandes gestores e altos dirigentes, quer do sector público quer do privado. É também público que esses mesmos prémios não são extensíveis aos restantes funcionários das empresas em questão, sendo que as poucas e honrosas excepções são quase todas em multinacionais.

Para que se perceba melhor o que é a cultura de mérito em Portugal, basta dizer que na PT, por exemplo, e apesar da desvalorização da empresa em 80%, foram atribuídos prémios de 112 milhões aos seus gestores nos últimos 10 anos. Podia falar-se também do que se passou no BPN, no BPP ou no BES, e as coisas não diferiam muito…


CARTOON

1 comentário:

Mar Arável disse...

De Atalaia

em festa