domingo, agosto 03, 2014

PORQUE NÃO ACREDITO



A novela do BES tem suscitado muitas opiniões, muitos palpites e surgiram também algumas soluções possíveis, mas eu continuo muito cético quanto a boas soluções.

Aquilo que nos foi apresentado como um problema dum grupo familiar e não do banco, depressa se mostrou um problema também do banco, enormemente agravado desde o conhecimento de problemas de liquidez do grupo.

O que me faz desacreditar nas diversas soluções já aventadas, são simples factos que estão bem à vista:

- Em 1º lugar o facto de se saber que depois de se conhecer parte dos problemas, o dinheiro do banco foi canalizado indevidamente e à pressa para garantias e investimentos mais do que ruinosos, feitos por uma gestão que estava de saídas. Como isto não desencadeou a prisão dos gestores, nem sequer depois de ser conhecido o enorme buraco das contas, eu desconfio.

-Em 2º lugar, suspeitando-se de gestão danosa por parte de accionistas ou de seus representantes dentro da estrutura do banco, em favor do grupo acionista maioritário, também não entendo que não tenham ainda sido confiscados ou postos sob vigilância os bens do dito grupo acionista, como garantia.

-Em 3º lugar temos a nova legislação por imposição comunitária, que responsabiliza em primeiro lugar os accionistas pelos problemas do banco, o que nos conduz directamente ao ponto 2, e que não se resolve com a solução preconizada por Marques Mendes, o arauto do governo, no dia de ontem.

O que já se tornou claro para todos nós, é que todo este novelo vai afectar as contas do país e os bolsos dos muitos portugueses que nunca viveram acima das suas possibilidades, bem ao contrário de banqueiros malabaristas, para não dizer outra coisa, e de uma classe de gestores e empresários que em volta deles sempre germinaram.



2 comentários:

Anónimo disse...

Nem pensar em prisões porque se cai um começam a cair os outros e são muitos...
Lol

AnarKa

São disse...

A Famiglia Espírito Santo deverá pagar com os seus milhões pessoais todas as vigarices e assim escusa de brincar aos pobrezinhos, pois ficará arruinada.

Quando tudo isto começou e eu ouvi o ministro da Defesa e o reformado de Boliqueime a afirmarem, além de todos os outros, que tudo estava bem com o Banco, ouvi sirenes de alerta!! Como seria possível haver ali uma separação tão estanque entre o Grupo e o Banco?

E que se passa com a Jerónimo Martins, também apontada como modelo e cujo dono também se arroga o direito de insultar os portugueses? É que as suas acções sofreram medidas iguais às do BES...

Bom domingo