sexta-feira, fevereiro 21, 2014

TÃO CIVILIZADOS QUE ELES SÃO

Na Europa costuma desvalorizar-se os países do Sul, havendo quem use até o acrónimo de PIGS para os classificar, e o centro e o Norte da Europa acha-se o mais avançado, civilizado e economicamente equilibrado.

É evidente que apesar de ter sido no Sul que as mais importantes civilizações europeias surgiram, no campo económico nos tempos modernos as coisas não correram de forma particularmente boa, e que os do centro e do Norte têm tido melhor desempenho, mas isso não significa que sejam assim tão mais civilizados.

A Alemanha já tinha demonstrado, num passado ainda recente, que tinha uns problemas com diversas raças e nacionalidades, e agora a Suíça fez questão de mostrar o seu lado negro, no que respeita à civilização.

O fecho das fronteiras, ou se quiserem as limitações à imigração, já tinham dito muito sobre a civilização dos suíços, mas o Tribunal Federal daquele país conseguiu ir ainda mais longe, e decidiu que chamar “porco estrangeiro” ou “refugiado nojento”, não se enquadra na lei antirracista.


Enfim, nós podemos ter muitos defeitos, mas nesta matéria ainda não descemos tão baixo como a civilizadíssima Suíça.   


6 comentários:

O Puma disse...

Um dia se fará luz

nos relâmpagos

Pintor Zueira disse...

PIGS - Acho que agora descobri porque eles adoram salsichas com cerveja.

São disse...

Par começar , o Norte da Europa nunca foi um modelo de civilização.

A Cruzada contra os Cátaros feita pelos senhores da guerra do Norte teve actos de uma ferocidade atroz mesmo para a época( o massacre de Bézier foi um deles)e a cultura sofisticada do Lanquedoque foi destruída e o território brutalmente integrado no que é hoje a França.

Em Silves, os Cruzados - também do Norte europeu - não assassinaram muçulmanos e judeus, porque D. Sancho os proibiu formalmente de o fazerem e foi obedecido a custo.

As guerras que têm devastado o continente têm sempre origem na Alemanha.

A bacia mediterrânica tanto na margem europeia com africana tiveram civilizações desenvolvidas e que ainda hoje podem servir de exemplos nalgumas coisas.

Se os países assim designados tivessem brio , fariam saber que não consentiam ser assim designados, diga-se de passagem.

Quanto à Suiça, tem um cantão alemão...e isso diz tudo.

Além do mais, a extrema-direita europeia está a subir e não brinca(até tem estreitas relações com a extrema-direita de Israel).

Talvez seja tempo de a Esquerda começar a pensar e a dar respostas!!

Bom fim de semana

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=uFP9ihHDx6s


RELVAS VAI ESTUDAR

Anónimo disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=497439376933156&set=a.378281625515599.98676.100000012941084&type=3&theater

Anónimo disse...

http://opovoordena.info/passado-pedro-passos-coelho/