quarta-feira, agosto 21, 2013

EDUCAÇÃO PARA TODOS



Uma das conquistas do regime democrático resultante do 25 de Abril foi a abertura do sistema de ensino a todos, dando mais oportunidades aos alunos cujas famílias tinham menores recursos.

De 1974 para cá assistiu-se à massificação do ensino e à diminuição do analfabetismo que era uma das chagas sócias deste país.

Com a crise instalada em Portugal logo chegaram as vozes que acham que o investimento feito na educação é exagerado e incomportável, desprezando as hipóteses de retorno desse investimento no futuro do país.

É curioso constatar que os mesmos que pretendem cortar no ensino público, são os mesmos que apelaram a que os jovens fossem para o estrangeiro à procura de hipóteses de trabalho que não têm em Portugal, e também os mesmos que vão fechando escolas públicas e pretendem financiar mais o ensino privado.

Por este andar só os filhos dos mais abastados terão hipóteses de aceder ao ensino superior e cada vez menos jovens terão a oportunidade de terminar o ensino obrigatório, como acontecia antes do 25 de Abril. Se isto não é um retrocesso não sei o que será…


1 comentário:

Anónimo disse...

Enquanto não acabarem com o Estado social eles não descansam.
Bjos da Sílvia