quinta-feira, maio 23, 2013

A SUPERIORIDADE DE VÍTOR GASPAR



Ao ler ontem o que disse o presidente da Reserva Federal dos EUA, Ben Bernanke, sobre uma possível redução prematura dos estímulos à economia, fiquei absolutamente convencido da superioridade intelectual do nosso ministro das Finanças.

Bernanke está a liderar uma política económica agressiva de estímulos à economia, injectando grandes quantidades de dinheiro na mesma, para fomentar o crescimento económico e reduzir a taxa de desemprego, bem ao contrário do que se passa em Portugal.

A taxa de desemprego dos EUA está em torno dos 7,5%, e a economia está a crescer a uma taxa que ronda os 2,5%, e contudo Bem Bernanke diz a taxa de desemprego, apesar de alguma melhoria, continua a ser demasiado dispendiosa, e que as altas (?) taxas de desemprego “ não só causam estragos na vida das pessoas e das suas famílias, como também prejudicam o potencial de produtividade da economia como um todo através do desgaste da capacidade dos trabalhadores, impedindo muitos jovens de ganharem competências e experiência”.

A superioridade intelectual de Vítor Gaspar evidencia-se por se afastar desta linha de pensamento, e de ter conseguido notáveis resultados, como sejam a descida continuada do PIB desde que abraçou a pasta, o aumento do desemprego para números nunca registados, e de ter aumentado a dívida pública para os 127% do PIB, ao mesmo tempo que diminuiu os salários reais dos trabalhadores e reformados duma maneira nunca vista por cá.

Creio que Cavaco Silva poderá vir a dizer que, segundo a sua Maria, este prodígio de ministro é obra de um qualquer santinho da sua devoção, sem ser alvo de chacota.

4 comentários:

Anónimo disse...

O Gaspar é uma besta que obedece ao alemão de cadeira de rodas esperando um lugar na Europa onde conpossa continuar a fazer fretes à merkel e companhia.
Lol

AnarKa

São disse...

Não será S. Jorge agora? É que Cavaco também o invocou não sei a que propósito...

Estamos na tempestade perfeita: Governo de crápulas , uma amiba mumificada como Presidente e um povo que não reage nem que o esfolem vivo!

Saudações

maceta disse...

onde estavam estas carolas antes de ocuparem o governo? ninguem conhecia esta maralha...

abraço

Pintor Zueira disse...

Teria ele um "QI" superior? Ou é uma besta babando a troika?