sexta-feira, junho 08, 2012

AGORA PIA MAIS FINO

A Comissão Europeia tem tido um discurso rigoroso e verdadeiramente agressivo com os países que já estão a ser alvo de resgate, e estamos a falar da Irlanda, da Grécia e de Portugal. 

A receita foi extremamente dura e a austeridade pode dizer-se que brutal. Os resultados deste tratamento de choque estão bem à vista, e traduzem-se por aumento da dívida, aumento do desemprego e abrandamento da economia dos três países, já para não mencionar o facto de nenhum dos três ter acesso ao crédito internacional a preços comportáveis. 

A Europa em nada tem beneficiado com a crise dos três países, e a demora na implementação de uma ajuda verdadeiramente razoável, tem feito aumentar a especulação sobre os países do euro, e sobre a própria moeda europeia, alastrando-se a desconfiança a outros países, como agora acontece com a Espanha. 

Perante o ataque dos especuladores, e o descrédito derivado das notações das empresas de rating, a Espanha está agora em maus lençóis, e a sua banca necessita urgentemente de ser alvo de um resgate. Qual é a posição agora da Alemanha e de Bruxelas? 

Agora que é uma grande economia que está ameaçada, os senhores do euro moderam o discurso, não querem forçar mais austeridade, e preparam uma “ajuda suave” à Espanha. 

Enquanto eram só as pequenas economias a enfrentar dificuldades, eram inflexíveis, até porque se tratavam de mercados com pouco potencial, mas quando a escala ficou maior, já há quem pense que as exportações dos países ricos estão ameaçadas, e que a eventual saída do euro, por parte da Espanha era o fim do euro. 

Os gregos já tinham percebido a situação, e agiram como se sabe, e a Espanha também, pois como se recordam Rajoy não acedeu a baixar o défice como lhes era exigido, e a França já deu o mote sobre a necessidade de abrir caminho para o desenvolvimento. 

Passos Coelho na pressa de ser o primeiro está agora na cauda da Europa e o país vai acabar por sofrer durante mais tempo esta austeridade estúpida que nos está a afundar.

CARTOON

FOTOGRAFIA

4 comentários:

Pintor Zueira disse...

Por cá, ouço que a China anda a bagunçar o mercado Norte Americano exigindo deste medidas mais severas do seu banco central. Pelo visto a crise é global e tende a agravar-se ainda mais. O símbolo para a crise foi um navio (representando a Europa)
pedindo a Alemanha para ligar os motores... Espero que tenha feito um curso de natação amigo.

C Valente disse...

Os meninos bem comportados e marrões
não são os melhores alunos, pois não tem vontade própria
Saudações amigas e bom fim de semana

São disse...

Passos Coelho y sus niños deveriam ter vergonha em ser tão submissos!!

Um bom fim de semana

Newspaper Article disse...

i like cartoon, thank you