sexta-feira, fevereiro 03, 2012

FANTASIAS LUMINOSAS

O que eu gosto é de ouvir declarações delirantes, proferidas por uns quantos iluminados que estão sempre desejosos de agradar a quem manda.

Com a venda da REN aos chineses da State Drid (25%) e à Oman Oil (15%), logo apareceram os anúncios mirabolantes das vantagens que vão advir da privatização da empresa.

O 1º título diz que “acordo entre a REN e a Oman Oil visa entrada no mercado dos Estados Árabes do Golfo” e o outro dizia “REN e State Grid vão criar duas joint ventures em Angola e Moçambique”.

A entrada no mercado dos Estados Árabes do Golfo até já tinha acontecido, mas acredito que com esta injecção de capital as coisas estejam facilitadas, mas o mercado africano é uma oportunidade única para os chineses, que sentem algumas dificuldades nas suas actividades naqueles mercados e querem beneficiar da nossa experiência.

Na melhor das hipóteses as vantagens serão mútuas, mas com a fúria privatizadora do governo nem sei se viremos alguma vez a beneficiar das actividades da REN através do capita detido por accionistas nacionais. O foguetório é exagerado e prematuro, meus caros.


4 comentários:

Anónimo disse...

O Silva terá que ir aprender mandarim, e depressinha!
Bjos da Sílvia

C Valente disse...

Já começamos a andar com os olhos em bico, mas isso é pelo cortes efectuados pelo governo, e quem ganha com estas negociatas, não é o Zé Saudações amigas

Pata Negra disse...

Nós, os zés, não ganhamos nada! Que me importa que quem ganha seja chinês ou português!? Eu até gosto de arroz malandro!
Um abraço luminoso

maceta disse...

O que mais me custa é que esses bens deixarão de ter decisão nacional... pela cambada que puseram lá em cima.

abraço