terça-feira, janeiro 17, 2012

A ECONOMIA VISTA DO UMBIGO

Quase que me apetece dizer que a qualidade dos nossos professores de economia é péssima, a avaliar pelos resultados a que chegou o nosso país, sob a batuta de muitos deles, mas sei que não devo generalizar, mesmo porque nem todos passaram pelo poder ou o adularam com muita frequência.

A maioria dos que são conhecidos, ou por terem passado pelos governos, ou que emitem opiniões com alguma frequência, erraram mais do que acertaram, mas há um que hoje me caiu na rifa, e é o Daniel Bessa.


A frase “Portugal deve procurar manter a sua mão-de-obra o mais barata possível, de forma a manter-se competitivo no seio da zona euro” é de antologia.


Não acredito que Daniel Bessa ache que deva auferir (apenas) um salário baixo, para que o seu empregador fosse mais competitivo, e que certamente encontraria meia dúzia de argumentos para o justificar, mas ele é uma pessoa excepcional.


Por acaso o senhor economista não mencionou que os países com os salários mais elevados da zona euro. São precisamente os mais competitivos e os que têm as economias mais fortes. É apenas um detalhe que perante o brilhantismo do professor empalidece e perde a importância.


Também de antologia é a sua afirmação “é importante que os recursos humanos mantenham alguma qualificação e que fiquemos entre os mais baratos”, que é um verdadeiro hino à ignorância, mas que deve ter feito vibrar uma plateia dos que avidamente o escutam.


Estas afirmações, percebi-o mais tarde, foram proferidas no Museu do Oriente, o que justifica a influência marcante no pensamento. Ele falava em sermos competitivos na área dos call centers, quem sabe se para competir com o Paquistão e a Índia. Formidável, é um génio!



CARTOON

VÍDEO

12 comentários:

Anónimo disse...

Esse gajo tem a mula bem cheia ao contrário dos que ele quer ver ainda mais mal pagos. Cortem-lhe a ele e vão ver como ele fala mais fininho.
Lol

AnarKa

Toronto Airport Taxi disse...

nice post and very informative.

Toronto Airport Taxi

Anónimo disse...

A produtividade aumentava 50% cortando os vencimentos dos gestores e cortando as sua regalias, e o Daniel Bessa sabe que isso lhe ia doer. Há mais soluções do tipo correr com esses madraços todos à porretada, e já faltou mais.
Kokuana

Elvira Carvalho disse...

É amigo se meu avô fosse vivo ele diria ao Sr. Professor uma frase que ele gostava muito de dizer
"Passar fome para crescer eu só conheço uma coisa, e decerto que não querem que eu lhes mostre o que é"
Estamos assim com a nossa economia. Sala´rios de fome, não incentivam trabalhadores a fazer mais e melhor.
Um abraço

Anónimo disse...

Esse tipo preferia que a ignorância e a indigência fossem instituídas, mas pode ser que numa caça às bruxas ele também pague as favas.
Bjos da Sílvia

Pearson Airport Taxi disse...

i just bookmark your blog so that i keep visiting it for more info

Pearson Airport Taxi

Wireless Networks disse...

good that i have found your blog and must visit here again to find more articles

Wireless Networks

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Compensations claims offers by British Claims service causing personal injuries or financial losing your money. We quickly assess your claims on successful solution keep compensation.
Compensations
Claims British Company offers quick claims service 95% of cases settled out within 6 month including road accidents your compensation on a “no win, no fee basis.
Claims

Unknown disse...

Hello!

I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

Man and Van Crawley

Unknown disse...

Hello!

I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

man and van Camberley

Anónimo disse...

Hmm іs anyone еlse eхpeгіеncing problеms with the images on thіs blog loading?

I'm trying to determine if its a problem on my end or if it'ѕ
the blog. Αnу fеedbaсk ωоulԁ be greatly аρprecіated.



Taκe a look at mу wеb-sitе health insurance