sexta-feira, dezembro 02, 2011

OS TEMPLÁRIOS (O FINAL)

O crescimento da Ordem e a sua riqueza e poder, fez com que fossem admitidas pessoas que não atendiam aos critérios que eram seguidos no início, sem o fervor cristão, a vida austera e a vontade de proteger os cristãos peregrinos.

O poder dos Templários não agradava a alguns monarcas e Filipe IV de França acabou por ser o rei que deu o golpe decisivo no seu descrédito, acusando-os de heresia. Filipe IV pegou exactamente nas cerimónias de iniciação, conseguindo que sob tortura vários cavaleiros confessassem crimes graves, como renegar Cristo, cuspir sobre a cruz, ou praticar a homossexualidade ou o culto do Diabo.

A igreja católica e o rei de França acabaram por beneficiar materialmente com a extinção da Ordem dos Templários, e é curioso que o Papa Clemente V tenha absolvido os Templários das acusações de heresia, devido à forma como foram conseguidas as confissões, (Pergaminho de Chinon), levando a que se tenha concluído que a queda da Ordem se deveu à perda da sua missão e algum oportunismo político.

Um detalhe interessante relacionado com a execução do grão-mestre, De Moley, foi a maldição que este teria lançado sobre o Papa e Filipe IV, anunciando que se reuniriam diante do Criador antes do final do ano. Na realidade Clemente V morreu apenas um mês depois e o monarca francês morreu, ainda bastante novo, em Novembro desse ano devido a um acidente de caça.

Os outros dois artigos sobre o mesmo tema AQUI e AQUI


Templários condenados à fogueira pela Santa Inquisição.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estes templários não eram afinal muito diferentes da actual maçonaria...
Lol

AnarKa

São disse...

Como Filipe, o Belo, tinha dívidas avultadas aos Templários , provavelmente, foi esse o principal motivo da perseguição.

Bom final de semana.

Anónimo disse...

O Filipe, o Belo, e o papado de Roma ficaram a ganhar, mas os tais tesouros dos templários voaram, e nuca mais lhes puseram o olho em cima. Será que a maçonaria, que perpetuou alguns dos rito sabe alguma coisa? Pergunte-se ao José Rodrigues dos Santos, eheheh.
Bjos da Sílvia