terça-feira, novembro 08, 2011

ESTUDOS E COMPARAÇÕES

A nossa imprensa brinda-nos com alguma frequência com estudos em que nós portugueses saímos invariavelmente mal quando comparados com os nossos parceiros europeus. O último tem que ver com o que se prevê gastar na quadra natalícia deste ano.

Os números apresentados, de 530 euros para os portugueses, e os 449 para os alemães e os modestíssimos 260 euros para os holandeses, fizeram logo aparecer uns comentários mirabolantes, segundo os quais a crise não nos estará a afectar tanto quanto seria de esperar.

Seria fácil colocar em causa estes números, argumentando com o número de portugueses que não aufere mais do que este montante mensal, aos quais se devem somar os desempregados, para contestar os números apresentados, mas não vale a pena seguir por aí.

A bem da honestidade das conclusões, talvez fosse melhor começar pela importância dada pelos ditos povos à data em questão, e as tradições de cada um. Porque estamos a comparar coisas que são naturalmente diferentes.

Outra coisa que talvez seja útil comparar, porque não é indiferente, é o que é que nós consideramos despesas de Natal e o que os outros consideram, pois os padrões são diferentes. Por exemplo, as refeições e a mesa de Natal são parte dos gastos dos portugueses, e não o são para outros povos, e o mesmo se pode dizer das deslocações para as reuniões familiares.

Certos dados e certas comparações só podem ser considerados se na sua ponderação também entrar o rendimento efectivo médio de cada povo, e aqui entram certos números que pesam imenso, pois um holandês tem rendimentos quase 80% superiores, e um alemão tem rendimentos 56,5% superiores aos de um português.

Falar de despesas suplementares em situações financeiras muito diferentes, é impossível e tirar conclusões é desonesto e demagógico. Talvez haja uma explicação lógica, que será a de tentar legitimar a acção do governo que pretende cortar ainda mais, mas isso não abona a quem publica e conclui a partir de estudos desta natureza.

CARTOON

FOTOGRAFIA
By Palaciano

5 comentários:

maceta disse...

será por isso que dizem que vivemos acima das nossas posses?

abraço

José Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Eu não gasto mais do que nenhum alemão, com filhos e netos, nem pensar. Grandes aldrabões.
Lol

AnarKa

Isamar disse...

Estudos a que não dou a menor importância. Só quem não anda na rua, não lê, não ouve notícias é que pode acreditar neste estudo e na comparação.

Bem-hajas!

Abraço fraterno

Anónimo disse...

Eles fartam-se de estudar maneiras de nos lixar.
Bjos da Sílvia