terça-feira, julho 12, 2011

A NOSSA HIPOCRISIA

O nosso mundo tem sido invadido pelas teorias liberais, pela desregulação dos mercados e pela ambição sem limites pelo lucro e pelo sucesso.

O desejo de reconhecimento e de lucro não é em si mesmo algo de negativo, mas quando se torna uma obsessão e quando interfere com a vida dos outros, torna-se num perigo para a sociedade.

Os objectos que suscitam maior cobiça e maior procura no mercado são “oferecidos” pelas grandes marcas e são em geral fabricados nos países asiáticos. O fenómeno da deslocalização de inúmeras fábricas que operavam no mundo ocidental, para a Ásia aconteceu nas duas últimas décadas, por questões que se prendem essencialmente com a competitividade, ou melhor dizendo, com o baixo custo da mão-de-obra.

Quem usa um aparelho com uma maçã mordiscada ou com uma outra marca famosa de artigos electrónicos ou desportivos, talvez perca pouco tempo a pensar em que condições trabalham os operários que fizeram essas coisas. O preço é muito importante, é certo, mas será que é só o que conta?

Muitos destes artigos de marca que tanto disputamos são fabricados por trabalhadores explorados e mal pagos. A concorrência asiática baseia-se nisso, e nós que dizemos ser os paladinos dos direitos humanos nada fazemos para o denunciar, porque é mais fácil fingir que não sabemos de nada.


FOTOGRAFIA


CARTOON

4 comentários:

Fada do bosque disse...

É verdade... as pessoas pensam que a marca lhes dá status e isso é o que importa. Acontece que sabem do trabalho escravo, mas boicotar o uso dessas marcas nem pensar. Como cá se fazem, cá se pagam, esses ou nós, embora eu não pague nunca uma marca, não posso, não QUERO e só uso já usado, vão acabar todos escravos como os chineses e outros asiáticos. Esta crise foi premeditada para implantar o Governo Mundial, cujo modelo de Estado foi escolhido e será adoptado o modelo chinês, claro, a exploração dos ricos pelos pobres. Kissinger foi um dos promotores e encorajadores dessa idéia. Quem disso tiver dúvidas é de reparar o que está a acontecer à classe média ocidental e se as moedas colapsarem, o que não duvido nada, pois estão à espera da tempestade perfeita na economia, para lançar o caos e implantar de vez a ditadura com que sonham há mais de um século...
Em vez de pensar em consumir, deveriam estar todos atentos e aprender com a História. Agora é tarde...

Pata Negra disse...

Hipocrisia?! Cobardia! Um mundo decadente festeja o fim, com os abutres e os tubarões a darem a música!
Um abraço e adeus

Anónimo disse...

Passo a passo a caminho do abismo e da malga de arroz em troca dum dia de trabalho. De olhos em bico o Ocidente cava a sua sepultura, mas em alto estilo...
Lol

AnarKa

Anónimo disse...

Os chineses já se começam a rebelar contra o patronato e no Ocidente os trabalhadores cada vez mais se abaixam perante o capital.
Bjos da Sílvia